Detalhes
Veja mais sobre a nossa organização
Categoria
Ajuda Humanitária
Data
11-04-2025
Visualização
20
DRONES AUXILIAM O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO DE ACTOS QUE LESAM AS FLORESTAS COMUNITÁRIAS NO CUBANGO
Cuchi-A Localidade de Luassenha no Município do Cuchi, acolheu de 8 á 11 de Abril de 2025, o treinamento de Drones, uma iniciativa da TNC em parceria com a Halo Trust que capacitaram membros das cooperativas Agro-Florestais e Parceiros de implementação em matérias de manuseamento de Aeronaves não tripulados.
No âmbito do programa da bacia de Okavango que visa garantir a promoção da conservação, desenvolvimento inteligente e sustentável, a TNC tem trabalhado em parceria de ONGs nacionais: ACADIR-Associação para a conservação do ambiente e desenvolvimento integrado rural, ADPP-Ajuda para o desenvolvimento de povo para povo, DW-Development Workshop e MBAKITA-Missao de Beneficência Agropecuária do Kubango Inclusão Tecnologias e Ambiente, baseadas na provincia do Cuando Cubango. A TNC e seus parceiros subvencionados estão implementando o projecto de co-gestao florestal comunitária que visa contribuir para a conservação das florestas e a melhoria das condições de vida, bem como os benefícios do bem estar económico social das comunidades locais do sistema da bacia do Okavango.
No quadro dessa parceria saudável, foram criadas 11 cooperativas de co-gestao florestal devidamente legalizadas nas comunidades de Liaconga, Luassenha, Livela, Cambundo, Lilambo, Malengue e Ndumba. Em conformidade com as acções de economia de conservação, agua e saneamento, bem como apicultura sustentável e protecção das florestas, levou-se a cabo uma acção formativa que visou o manuseamento de drones para monitoramento da desflorestação, queimadas e degradação florestal, os monitores comunitários que tem desempenhado um papel fundamental neste modelo de co-gestao florestal. Desta feita beneficiaram desta formação 21 monitores florestais, sendo 3 por cada comunidade, 2 Técnicos da Administracao Municipal do Cuchi, 1 Técnico do IDF, 1 Técnico da MBAKITA, 1 Técnico da ACADIR2 Técnicos da TNC e 4 Técnico da Halo Trust (Facilitadores da Formação).
A Formação de acordo com o responsável da TNC na região do Cubango Eng Domingos Ndedica, visou transmitir conhecimentos sobre como fiscalizar com eficácia os actos que lesam as Florestas comunitárias, avaliar o processo de regeneração das espécies nativas, comparar e monitorar a cobertura florestal com recurso a Drones.
A coordenadora nacional do Ambiente da Halo Trust Javeria Kella, visitou o acampamento que acolheu a formação de Drones na localidade de Luassenha e disse ter sido uma experiência agradável partilhar os conhecimentos técnicos e tecnológicos que acredita serem suficientes para potenciar os parceiros em matérias de gestão eficaz das turfeiras visando garantir e monitorar os ecossistemas. Entre os formandos esteve uma única mulher Chamaba Lombo 39 anos de idade que diz ter tomado contracto com os conceitos teóricos baseados no Compass Normal que é calibrar a bússola um procedimento que permite o Drone reconhecer o seu ponto de partida o que lhe facilita regressar em segurança depois da operação.
Pedro Pacheco, Chefe de Departamento de Drones da Halo Trust e disse também que os participantes apreenderam a montar e desmontar o Drone a calibrar o equipamento para a sua estabilidade durante o voo face aos eventuais fortes ventos bem como certificar-se de que a câmera do Drone está pronta para a captura de Imagens fotográficas e vídeos a baixo de 120 metros de altitude e perto de 5 Km de distância.
Jorge João Cativa um outro Facilitador de conteúdos sobre o mundo de Drones considerou o treinamento uma oportunidade de ouro que vai ajudar os técnicos a identificarem com eficácia as queimadas florestais, a desflorestação resultante da exploração ilegal da madeira e outros actos nas comunidades afins.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA MBAKITA NO Cuchi, Aos 11 de Abril de 2025