Noticias

Detalhes

voltar a para todas as noticias

Veja mais sobre a nossa organização

Categoria

Sociedade

Data

27-05-2025

Visualização

31

 

Menongue - A operação de transferência dos enxames das caixas isca montadas há 20 kms do apiário, aconteceu de 21 á 24 de Maio de 2025 e permitiu povoar as 15 colmeias no Lievela um trabalho assegurado pelos técnicos da MBAKITA, sendo uma mulher e dois homens orientados pelo especialista em apicultura Domingos Epalanga que garantiu ter sido um sucesso.

 

Devido as dificuldades com as vias de acesso das zonas de transferência para o apiário, os porta iscas já com enxames foram transportados a cabeça o que pressupõe comprometimento da organização que implementa o projecto de Co-Gestão Florestal na vertente de apicultura sustentável, financiado pela TNC com objetivo de combater a pobreza no seio das comunidades e preservar as Florestas comunitárias.

 

A MBAKITA com o povoamento do apiário do Lievela segue para a fase de apresentação dos resultados esperados que no início foram atrasados com o combate as pragas de formigas e outros predadores que condicionaram a permanência das abelhas nas colmeias que já tinham sido povoadas.

 

O trabalho idêntico vai acontecer nesta última semana do mês de Maio nas localidades de Liaconga e Luassenha onde a equipa estará a trabalhar na transferência dos enxames e o povoamento dos dois apiários onde o trabalho de prevenção das pragas tem dado mostras de eficácia.

 

Com a prática de apicultura fica assegurado o processo de conservação e exploração eficaz das florestas comunitárias já que os apicultores juntam o útil ao agradável conciliando conhecimentos modernos aos tradicionais nas comunidades de Luassenha, Liaconga e Lievela, onde as florestas sofrem agressões constantes com o desmatamento feito para a produção de carvão que sustenta a indústria de transformação do Ferro Gunza no Cuchi.

 

Grande parte da actividade de desmatamento tem lugar nas proximidades das zonas de exploração apícola uma situação que tira sono não só aos apicultores e agricultores como também as ONGs ambientais que operam na região.

 

Recordar que a prática de apicultura sustentável a nível das comunidades desempenha um papel crucial na conservação das abelhas e turfeiras que têm uma relação estreita com ecossistemas fundamentais para a proteção da biodiversidade e do meio ambiente.

 

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA MBAKITA EM MENONGUE, AOS 25 DE MAIO DE 2025