Noticias

Detalhes

voltar a para todas as noticias

Veja mais sobre a nossa organização

Categoria

Sociedade

Data

08-09-2024

Visualização

17

*EXCESSO DE BUROCRACIA ATRASA O ARRANQUE DOS PROJECTOS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL NATAIVA E APICULTURA SUSTENTÁVEL NA HUILA E CUANDO CUBANGO*

 

Menongue- A preocupação foi manifestada pelos representantes da ASA e do ISCED HUILA, que nesta sexta-feira 6 de setembro, trocaram experiências com a MBAKITA ONG nacional que trabalha no projecto de Apicultura sustentável no Cuando Cubang, que beneficia 50 Apicultores da Missão de Capico comuna de Caiundo em Menongue.

 

A equipa da Huila encabeçada pelo docente universitário e consultor da ASA Francisco Maiato, interagiu com Pascoal Baptistiny Sávio Samba Presidente do Conselho de Administração da MBAKITA com que abordou questões que se prendem com os níveis de organização das suas instituições que desde ano passado viram aprovados e financiados os projectos Protegendo as Florestas na província da Huila e Apicultura Sustentável no Cuando Cubango, cujo arranque está condicionado com o desbloqueio de fundos pela ADPP que é o Sub- Recipiente do financiamento da USFS E USDA.

 

Os intervenientes ao encontro de troca de experiências concluíram haver excessos de burocracia da parte da ADPP sub-recipiente do financiamento dos projetos de Recuperação da Floresta nativa nos municípios do Lubango e Canconda na Huila sob responsabilidade da UMN& ASA e do projeto de Apicultura sustentável implementado pela MBAKITA.

 

Às partes comprometeram-se a desenvolver contactos a mais alto nível com as agências financiadoras para evitarem manchas deliberadamente provocadas pela a ADPP que se fechou em copas com os fundos vindos da USDA E DA USFS.

 

A troca de experiências e boas práticas teve como objectivo a análise conjunta do Projecto de Proteção das Florestas implementado em Consórcio ADPP como Recipiente Principal, ASA, MBAKITA como Sub Recipientes. A MBAKITA estando a actuar no Cuando Cubango implementando este Projecto de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida de 50 famílias apicultora, cujo o tempo útil do projecto aproxima-se à passos largos. Mas as organizações Sub Recipientes (ASA, MBAKITA….) em abraços com os atrasos no desbloqueamento de fundos para a execução efectiva das actividades no terreno e as comunidades cada vez mais desesperadas por causa de tanta letargia no envio de fundos para o arranque efectivo e exponencial do Projecto. O tempo útil cada vez está sendo escasso.

 

*DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA MBAKITA Em Menongue, aos 6 de setembro de 2024*